O que são ventosas? Na acupuntura as ventosas são frascos que possui uma abertura estreita e arredondada, de borda lisa que, uma vez criada a pressão negativa em seu interior (vácuo), podem ser colocadas imediatamente na pele ou sobre o Acuponto para tratar inúmeras enfermidades.
INDICAÇÕES DAS VENTOSAS
Artrite, Artrose, Dismenorreia, Dores Abdominais, Edemas de Membros Inferiores , Dores no Ombro, Dores no Joelhos, Indigestão, Dores na Coluna, Torções, Dores no Pescoço, Constipação, Dores Menstruais entre muitos outros.
BENEFÍCIOS DA VENTOSATERAPIA
- Promove relaxamento muscular
- Aumento da circulação sanguínea
- Aumento da oxigenação dos tecidos
- Eliminação de toxinas
- Regula pH sanguíneo
PRINCÍPIOS TERAPÊUTICOS
TROCAS GASOSAS
Quando realizamos a aplicação, o vácuo provocado pela ventosa na pele, cria uma diferença de pressão que é responsável pelo estímulo das funções excretoras e reguladoras exercidas pelo tecido de revestimento externo.
A respiração exercida pela pele, em conjunto com a excreção das toxinas e trocas gasosas exercem seu papel homeostático, compensando os valores de pH desequilibrados no organismo.
A própria respiração pulmonar compensa o desequilíbrio através da hiperventilação ou hipoventilação em conjunto com a excreção renal.
A ventosa, pode ajudar na otimização da manutenção do equilíbrio ácido-base através de trocas gasosas que ocorrem no seu interior, com a vantagem de ser direcionado ao local necessário.
EFEITOS NA MICROCIRCULAÇÃO
A pressão negativa criada pelo vácuo no interior da ventosa impõe uma ação no diâmetro das arteríolas e veias, sofrendo fases de total dilatação na sua motricidade, podendo alcançar níveis de aumento, em média, de 200 a 250% vezes do diâmetro inicial antes de aplicar ventosas.
ELIMINAÇÃO DE TOXINAS
À medida que é a sucção produz o seu estímulo, há o aparecimento de dilatações capilares e vasculares incluindo o extravasamento de fluídos do tecido profundo para a superfície da pele.
Esta reação significa que o corpo está descartando os resíduos metabólicos, toxinas, substâncias ácidas ou alcalinas e células em desuso.